Seja para a progressão em campo real; seja para a saudável prática de airsoft através do treinamento Force - on - force, a correta execução é imprescindível para a sobrevivência.
Ao observar o vídeo acima de um jogo de airsoft, notamos um erro básico: em primeira pessoa o jogador, mesmo abrigado, realiza o fatiamento para progredir no terreno. Porém, foi eliminado. Culpa do adversário que o atingiu?? Ou erro de procedimento?
Projétil não faz curva. Para ser visto o jogador também deveria observar de onde partiram os disparos. E não foi o que ocorreu. O erro? A demonstração de sua presença para os adversários sem conseguir realizar uma visada para se defender.
Um erro primário, como já disse, que custou caro. Ainda bem que era um jogo de airsoft. Caso fossem disparos reais, o erro seria irreversível. Vamos aprender.
Seu Limite é a ponta do cano
Fatiamento perto ou longe do anteparo? Depende. Cada caso é um caso. Exponho em minhas aulas as situações em que são convenientes estar próximo ou não da cobertura a ser fatiada. Fato: o seu limite é a ponta do cano.
Correta posição para o fatiamento. |
Apoiar a arma no anteparo pode ser mais confortável. Mas pode ser fatal. |
As imagens falam por si. Ao realizar o fatiamento, o armamento precisa estar em condições de pronto emprego*. A exposição desnecessária, além de aumentar a sua massa para ser atingida por disparos adversários, permite demonstrar de forma desnecessária o seu posicionamento.
"Armamento em pronto emprego: arma em condições de disparo perfeitamente alinhado ao seu aparelho de pontaria. Em todo instante."
A área em vermelho, de Perigo, será dentro da proporcionalidade Velocidade X Técnica verificada com segurança. |
Além do correto posicionamento de pernas e braços que cobro arduamente em minhas instruções, o atirador precisa ver e olhar.
Qual a diferença?
"Não basta ter a visão do que está além do abrigo. É preciso olhar e realizar a correta leitura do cenário. Assim, ao fatiar o terreno, somente quem estiver na sua linha de tiro poderá lhe atingir. Não existem desvantagens táticas nessa hora."
Ao ultrapassar o cano do anteparo, você está adentrando a área de perigo ( assinalada de vermelho). Poderá ser atingido, sem chance de reagir. |
Já quem ultrapassa o limite com o cano dá chance de ser visto e não ver. Poderá, mesmo que realize o fatiamento, ser atingido por disparos sem chance de reagir.
Sob outro ângulo. Quem avança de forma errada não possui chance alguma de reagir. Um alvo perfeito para quem está na defensiva. |
A passagem do cano é um tema básico em cursos táticos que vislumbram progressão em terreno. Seja para medida real ou recreativa na utilização de armas, a falta de treinamento deste item muitas vezes leva ao agente que está progredindo a ser identificado no campo de forma precoce, sendo colocado por ele mesmo em desvantagem e perigo.
O treino, bem como a avaliação de risco devem ser realizados junto de instrutores credenciados e formados para que o avaliado possa caminhar com suas próprias pernas - literalmente.
Apesar de muitos cursos "táticos" pregarem treinos extraordinários, muitas vezes quando são colocados em prática descobrimos que os ensinamentos absorvidos não servem.
Melhor que treinos extraordinários de situações hipotéticas que podem ser que nunca ocorram, o melhor treino é o realizado com constância de questões básicas de tiro, como a passagem de cano pelo anteparo. Tais treino têm sido de maior relevância e importância no meio de usuários de armas, de fogo ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário